domingo, 5 de junho de 2016

Vamos estudar Isaías 53!!!!

1 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. (Isaías 53:1-3)

1 -
Esse primeiro trecho nos revela uma grande verdade do evangelho, poucos são os que levam a serio a palavra de Deus, poucos realmente buscam ao Senhor com um coração sincero e disposto renunciar todas as coisas mundanas para servi-lo e por isso quase ninguém dá credito ao verdadeiro evangelho. Quando Jesus veio ao mundo diferente do que é retratado nos filmes hollywoodianos ele não tinha boa aparência ele veio dessa forma para testar os homens e todos o desprezaram em  (2 Coríntio 8:9) a palavra de Deus nos fala que Jesus se fez pobre para que pela pobreza dele nós enriquecêssemos ou seja para que nós pudéssemos alcançar a gloria também, Jesus se despiu da gloria divina e veio ao mundo para viver como mortal só para que hoje tivéssemos a chance da salvação, porem como esta escrito em ( João 1:9-13) ele foi desprezado pelo seu próprio povo, pois os homens amaram mais as trevas do que a luz como esta em  ( João 3:19-20), mas todo aquele que o aceitar a palavra de Deus e o testemunho de Jesus recebe o direito de ser chamado filho de Deus e assim recebe a vida eterna como esta em ( João 3:36).
2-
4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. (Isaías 53:4-6)

Embora Jesus tenha sido desprezado ele não desanimou e cumpriu a sua obra, os homens estavam destinados a morte eterna desde o dia em que Adão e Eva pecaram como esta escrito em  ( Romanos 3:23-25 e em Romanos 5:14-21), porem  Deus preparou um grande plano de Salvação e enviou Jesus no tempo determinado pelo seu eterno desígnio como esta em (Colossenses 1:26-27 e em Tito 1:3), Jesus foi torturado com dores agudas, açoites, dor emocional pela humilhação e por fim a morte  e ele fez isso por mim e por você, a dor que Jesus passou era para cair sobre a cabeça de cada ser humano desse mundo, foram os nossos pecados que feriram Jesus naquela Cruz e toda vez que cometemos erros é como se estivéssemos ferindo a Cristo, cada pecado do ser humano representa uma ferida no corpo de Cristo. Jesus fez isso tudo por amor dos seres humanos para que alem de sermos perdoados pudéssemos também sermos unidos em seu corpo espiritual que são as pessoas fiéis que o seguem, dessa forma ele derrubou a parede de inimizade entre os gentios e judeus e fez um novo povo em seu sacrifício como esta escrito em (Efésios 2:11-16 e em João 11:49-52 ). No entanto devemos lembrar que Jesus alem de possui imenso amor pelo ser humano ele também é justo e não poupara aqueles que negaram seu sacrifício a palavra de Deus nos adverte em (Hebreus 2:1-4) a nos atentarmos a obra de Cristo, pois Deus não perdoou os que se desviaram da lei de Moises que foi anunciada pelos anjos e tão pouco perdoara aqueles que se desviarem da obra de Jesus que foi anunciada pelo próprio filho de Deus. 

3-
9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
10 Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. (Isaías 53:9-10)

Deus se agradou em fazer a justiça, muitos dizem que Deus é só amor, porem se Jesus não tivesse pago o preço pelos nosso pecados e nos dado a chance da salvação teríamos sido destruídos como Sodoma e Gomorra, pois aquele que não prática a lei de Moises em excelência não vivera mas certamente morrera como esta em (Gálatas 3:10-14), todos somos transgressores como esta escrito em ( Romanos 3:23-25 e em Romanos 5:14-21) e Deus como um juiz justo deveria nos punir, mas ele em sua benevolência enviou Jesus e ele pagou o preço de nossos erros e Deus se agradou em fazer a justiça, por isso não pense que Deus é só amor ele é Justo e Santo e quem não estiver em Cristo não subsistira diante dele no juízo.  Após Jesus fazer esse grande sacrifícios ele recebeu sua gloria eterna novamente como ele mesmo orou a Deus antes da sua crucificação como esta em ( João 17:5 e em 1 Timóteo 3:16) e através de seu grande sacrifícios muitos serão justificados e ele se alegrara no seu trabalho realizado e esses que foram justificados reinarão junto dele no reino eterno como esta em ( Isaías 53:11-12 e em Apocalipse 20:6 ).
Portanto, vemos que esse capitulo nos deixa muito claro o amor e a justiça de Deus, pois para que pudéssemos ter a chance da redenção o Filho de Deus teve que morrer em nosso lugar, por isso esqueçam esses jargões religiosos como " Deus é amor e me aceita como eu sou" ou " Só Deus pode Julgar" ou " Jesus me ama como eu sou" , pois esta muito errado, Jesus comprou todos os seres humanos e ele exige santidade e obediência e quem não faz isso recebera a ira de Deus, lembre que Deus não poupou nem a Jesus o grande santo de Deus quem dirá os pecadores que negarem seu santo filho e preferiram a desobediência.



Versículos usados numerados de 1 a 17:

1- (Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. 2 Coríntios 8:9)

2- (Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
João 1:9-13)

3- (pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
Romanos 3:23-25)

4- (E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
João 3:19-20)

5- (Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. João 3:36)

6- (Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:23-24)

7- (No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Romanos 5:14-21)

8- (O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;
Colossenses 1:26-27)

9- (Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;
Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador;
Tito 1:2-3)

10- (Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
Efésios 2:11-16)

11- (E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.
João 11:49-52)

12- (Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
Hebreus 2:1-4)

13- (Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
Gálatas 3:10-14)

14- (E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse João 17:5)

15- (E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16)

16- (Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Isaías 53:11-12)


17- (Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 20:6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário